top of page
Image by Fabian Irsara

BobBlog

line.png
  • Foto do escritorboblymarketing

5 caminhos para profissionalizar o Instagram de sua empresa

Atualizado: 7 de mar. de 2023

Em todos os mercados, os clientes contam com cada vez mais opções. Esse aumento da concorrência faz com que as marcas precisem se posicionar de maneira cada vez mais competitiva no ambiente digital, principalmente nas redes sociais. O que você anda fazendo para profissionalizar o Instagram da empresa?

As redes sociais são parte integrante da estratégia de marketing digital da maioria das marcas em todo o mundo, e o Instagram tem grande importância nisso tudo. Ele pode chamar a atenção do seu público com um conteúdo inovador, mas de nada adianta contar com posts chamativos se o perfil não passa a impressão de ser profissional.


Para ajudar nisso, reunimos a seguir 5 caminhos para você profissionalizar o Instagram empresas e passar a contar com melhores resultados na sua estratégia. Confira!


1. Ative o Instagram para empresas

Antes de qualquer coisa, você deve profissionalizar o Instagram da sua marca ao classificar o perfil como pertencente a uma empresa. Para isso, basta abrir o aplicativo, ir até as opções e ativar o Instagram para Empresas. Entre os benefícios está a possibilidade de investir em Instagram Ads e acompanhar dados de performance dos seus posts, recursos indisponíveis para contas pessoais.

2. Crie conteúdo de valor

A concorrência está cada vez maior tanto nas redes sociais como fora delas. Então, como garantir que o seu público se interesse pelo seu conteúdo? Para fisgar a atenção dessas pessoas, você precisa agregar valor aos seus posts. Leve em consideração o perfil do seu público-alvo e o que costuma ser atraente para ele. Em geral, as pessoas usam a internet para tirar dúvidas ou resolver problemas, então vale a pena experimentar um conteúdo nessas áreas.


Caso você tenha pouca experiência na plataforma do Instagram, procure observá-la com olhos de um usuário comum e passe a seguir pessoas e empresas que possam agregar valor à sua estratégia de marketing digital. Observe e crie conteúdos a partir dos bastidores da plataforma e avalie o engajamento do público.

3. Responda seus seguidores

Engajamento é essencial para profissionalizar o Instagram de uma marca. Porém, para que a métrica seja sempre crescente, você precisa responder seu público. As pessoas têm o hábito de mandar dúvidas, elogios e críticas por meio das redes sociais e as empresas precisam ficar atentas a esses contatos para não deixar ninguém falando sozinho. Isso também vale para mensagens diretas e marcações em fotos.


A troca de mensagens entre sua empresa e esses contatos faz com que o público se sinta valorizado. Essa atitude, além de aumentar a chance de retornarem para sua página para verificar as novidades do seu produto e serviço, incentiva eles a deixar comentários e curtidas nos posts.

4. Implemente sua identidade visual

Profissionalizar o Instagram da sua marca também é uma questão de adotar uma uniformidade na identidade visual. Afinal, o seu perfil faz parte do restante da sua estratégia de marketing, correto?


Por esse motivo, certifique-se de que o seu logo esteja bem aplicado no avatar e use em seus posts os mesmos critérios adotados ao aprovar peças publicitárias em outros canais. Isso permite que a sua presença se fortaleça ainda mais.

Entenda que a identidade visual é a porta de entrada da sua empresa, por isso, é importante que você defina a paleta de cores que fará parte da composição da sua marca. Isso porque tons bem definidos e utilizados com frequência no seu feed do Instagram cria um reconhecimento quase que instantâneo da sua marca por parte do público.


Após pensar na sua paleta de cores, chega a hora de definir as prioridades em relação às imagens. Pense como será a composição delas — haverão pessoas ou serão apenas fotos de produtos?


Caso você se utilize da foto de pessoas, não esqueça de humanizar a imagem da melhor forma possível, pois quanto maior for a diversidade retratada na imagem, maior será a possibilidade de identificação do potencial consumidor.

Além da paleta de cores e das imagens, esteja atento para os recursos gráficos e defina um filtro padrão para a edição do seu feed do Instagram. Fique atento com relação ao tamanho das imagens também, pois por mais que a plataforma dê liberdade para editar as postagens, algumas fotos podem sair cortadas.


Quando a postagem não é bem planejada, há o risco de ocorrerem cortes em áreas nas quais a imagem deveria ficar exposta, prejudicando sua intenção e reduzindo seu alcance. Logo, a dica aqui é manter as principais informações do post no centro da imagem sempre que for possível.

5. Contrate uma agência

Contratar uma agência de social media como a Bobly pode ser crucial para a sua empresa. As redes sociais são uma parte vital da estratégia de marketing de muitas empresas atualmente, mas gerenciar perfis de mídia social pode ser uma tarefa desafiadora e demorada. Uma agência de social media experiente pode assumir o controle das suas contas de redes sociais e ajudá-lo a alcançar seus objetivos de marketing. Eles têm as habilidades e conhecimentos necessários para criar campanhas eficazes e aumentar o envolvimento com seus seguidores, gerando mais leads e vendas para sua empresa.


Além disso, uma agência de social media como a Bobly pode ajudá-lo a manter-se atualizado com as tendências e mudanças nas redes sociais. As plataformas de mídia social estão em constante evolução, e é importante estar sempre atualizado com as melhores práticas e novas funcionalidades. Uma agência de social media pode ajudá-lo a adaptar-se às mudanças, mantendo-se atualizado e garantindo que sua empresa continue a ter sucesso nas redes sociais. Em resumo, contratar uma agência de social media pode ser uma estratégia inteligente para ajudar sua empresa a se destacar na concorrência e alcançar seus objetivos de marketing nas redes sociais.



Gostou deste artigo? Então, aproveite a visita em nossa página e assine agora mesmo a nossa newsletter. Dessa forma, você se manterá atualizado e se tornará um especialista na área de comunicação.

14 visualizações0 comentário
bottom of page